terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Cientistas tiram múmia de caixão pela primeira vez na história

Múmia estava com danos nos membros inferiores (Foto: Reprodução/AP)


Para que não houvesse problemas, pesquisadores do Chicago Field Museum e outros três cientistas retiraram uma múmia do caixão pela primeira vez na história. A medida se mostrou necessária, pois a relíquia de Minirdis viajará em uma exibição pelo mundo.
Utilizando aparelhos ideais para o processo, o líder J.P. Brown confessou que a primeira sensação depois do procedimento ocorrer corretamente foi soltar um aliviado “Aí sim! Eu estava nervoso!”. A jovem múmia guarda a história de um filho de sacerdote – e será exibida em Los Angeles pela mostra “Mummies: Images of the Afterlife”.

O museu de Chicago guardava a múmia desde 1920, quando recebeu uma coleção histórica de 30 múmias do Egito. “Nesses processos, elas sempre correm riscos de danos, então temos que lidar com o máximo de atenção possível”, conta Brown.
Dentro do caixão, os pesquisadores conseguiram notar alguns problemas (já esperados). Por exemplo, por meio de raios-x anteriores, os cientistas já sabiam que os pés da múmia estavam soltos, mas mesmo assim, Brown disse: “É fascinante que tenha sobrevivido por todo esse tempo. Elas são muito mais frágeis do que as pessoas realmente pensam”.

“Esses são indivíduos únicos. Não há nada como eles. Se algum dano acontecesse, não poderíamos simplesmente pegar e recolocar as partes de onde tiramos”, finaliza Molly Gleeson, cientista envolvida no projeto.
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário