terça-feira, 18 de novembro de 2014

Com que frequência a Terra é atingida por meteoritos?

Fragmento de meteorito que foi retirado de um lago e exposto no museu de Tcheliabinsk, em Chelyabinsk, Rússia
 
Fragmentos de asteroides, cometas e mesmo pedaços de planetas desintegrados estão sempre caindo do céu. E isso não é privilégio nosso: rochas e metais de todos os tamanhos e formas também atingem outros planetas e até a Lua.
"Diariamente, mais de uma tonelada chega à Terra", afirma Othon Winter, pesquisador e professor de astronomia da Unesp (Universidade Estadual Paulista). Ao alcançarem a atmosfera, esses fragmentos provocam o fenômeno luminoso conhecido como meteoro.
"A maior parte desses corpos se desintegra e os que são encontrados são chamados de meteoritos", esclarece o astrônomo. Dos poucos que chegam, boa parte vai para o mar ou áreas desabitadas. Flagrar uma queda ou encontrar esses fragmentos é questão de sorte. Ou de azar, como foi o caso da americana Ann Hodges, do Alabama, atingida na perna por uma pedra de 4 kg que caiu no teto de sua casa em 1954.
Flagrar uma queda ou encontrar esses fragmentos é questão de sorte. Ou de azar: um meteoro que caiu sobre a região de Tcheliabinsk, na Rússia, deixou mais de 500 pessoas feridas no ano passado. A maioria dos meteoritos é composta por rocha e metais, como o ferro, e advêm de cometas ou de asteroides agrupados em um cinturão entre Marte e Júpiter

Nenhum comentário:

Postar um comentário