quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Arqueólogos gregos descobrem 'pequena Pompéia' no leito do mar Egeu


Arqueólogos descobriram nesta semana vestígios de civilização no leito do Mar Egeu, perto da costa da ilha grega de Delos. Apelidada de "uma pequena Pompeia submarina", as ruínas foram encontradas a uma profundidade de apenas dois metros da superfície.

Ao encontrar os indícios, os pesquisadores da Fundação de Pesquisa Nacional Helênica e da Arqueologia Submarina Ephorate imaginaram que tratava-se de um antigo porto. No entanto, após uma série de mergulhos, o grupo descobriu que os destroços pertenciam a uma oficina de cerâmica semelhante às descobertas em Pompeia e Herculano.
O Ministério da Cultura da Grécia anunciou que os restos de um forno e 16 vasos de terracota também foram encontrados. Vestígios de outras construções também foram encontrados no local, que parece ter entrado em colapso antes de ter se escondido debaixo da água.
A ilha de Delos é um dos sítios mitológicos, históricos e arqueológicos mais importantes da Grécia. Leito de nascimento de Apolo e Artemis, o local recebe atualmente grande número de pesquisas de arqueólogos, e muitos dos artefatos descobertos são colocados em exposição no Museu Arqueológico de Delos e no Museu Arqueológico Nacional de Atenas.
Lá foram encontrados, por exemplo, a Casa de Cleópatra e o Templo de Ísis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário