segunda-feira, 13 de outubro de 2014

O desequilíbrio climático do planeta mostra cobertura de gelo na Antártica, como a maior dos últimos 40 anos

Cobertura de gelo na Antártica
 
Imagem divulgada pela NASA, a agência espacial americana, mostra que desde 1970 o gelo na região Antártica não cobria uma extensão tão grande. Este é um novo recorde.
Todavia, antes que os céticos digam que não existe aquecimento global, os cientistas da NASA afirmam que este é um fenômeno que revela justamente o desequilíbrio climático do planeta.
Segundo os pesquisadores, este ganho de gelo no Polo Sul pode ter relação direta com o aumento de temperatura na Terra, que teria provocado o deslocamento de ar mais frio para a região.
“Sem nenhuma barreira geográfica ao norte, o gelo pode se expandir livremente se as condições se mostram favoráveis”, disse Walt Meier, cientista da Nasa.
Outra possível causa para o crescimento da cobertura glacial é o sistema de baixa pressão do Mar Amundsen, no Oceano Antártico, que vem apresentando alterações, levando mais vento para o continente.
Várias hipóteses estão sendo levantadas para explicar este novo recorde.
O que se sabe até agora é que, enquanto o derretimento no Ártico não para de aumentar – são perdidos em média 20 mil metros quadrados de gelo por ano -, a Antártica ganha mais cobertura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário