segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Última 'superlua' do ano poderá ser vista na noite desta segunda-feira

Terceira e última 'Superlua' do ano é vista a partir da cidade de Santana de Parnaíba (SP), na noite desta segunda-feira (8) (Foto: VANESSA CARVALHO/BRAZIL PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO)

A Lua vai alcançar na noite desta segunda-feira (8) o ponto mais próximo de sua órbita na Terra e proporcionar o fenômeno 'Superlua'. O satélite natural do nosso planeta deve surgir 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal, segundo Philip Erikson, pesquisa do Observatório Haystack, do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT).
A Superlua acontece quando a lua atinge o seu perigeu, momento em que se encontra na órbita mais próxima da Terra (distância mínima de 358.387 km). Segundo especialistas, o seu auge acontecerá à 1h38 da madrugada de terça-feira (9), no horário Universal, o que equivale às 22h38 desta segunda-feira (8).
De acordo com a Somar Meteorologia, a superlua deve provocar a subida da maré, com risco de ressaca no litoral do Nordeste ao longo da semana. O fenômeno poderá ser melhor observado no Sul, que está com céu claro. Em boa parte do Sudeste também será possível observar a Lua mais brilhante e mais próxima da Terra. No Centro-Oeste, parte da noite será de tempo mais encoberto entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas quem ficar acordado até de madrugada, também poderá admirar o fenômeno, segundo o órgão.
Esta será a terceira e última 'Superlua' do ano. As outras foram nos dias 12 de julho. e 10 de agosto. Em 2015, o fenômeno será nos dias 20 de janeiro, 18 de fevereiro, 20 de março, 29 de agosto, 28 de setembro e 27 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário