segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Sonda chega a Marte para estudar atmosfera do planeta

Representação artística da aproximação da sonda Maven de Marte

Depois de uma viagem de dez meses e 700 milhões de quilômetros, a sonda Maven, da Nasa, alcançou com sucesso a órbita de Marte neste domingo. A sonda vai estudar a atmosfera do planeta vermelho, em um dos passos para uma futura missão tripulada.
Durante a aproximação de Marte, os seis foguetes da sonda frearam por 33 minutos em uma manobra que permitiu que a Maven fosse capturada pela órbita do planeta. Agora, a sonda vai iniciar a coleta de dados sobre a composição da atmosfera marciana e o ritmo com que o planeta perde gases devido à falta da proteção de um campo eletromagnético. Os cientistas também pretendem descobrir com a missão se Marte, como se acredita, era um planeta repleto de oceanos que foi perdendo a água pela ação constante dos ventos solares.

Cometa – A primeira missão para testar os instrumentos da sonda será a passagem do cometa Siding Spring perto de Marte em outubro, um evento que não estava previsto inicialmente na missão. Esta coincidência permitirá conhecer como a passagem de um cometa tão perto afeta a atmosfera de um planeta. O Siding Spring passará a menos de 70 mil quilômetros de Marte.
Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário