sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Nível do mar na Antártica sobe mais que a média global

Antártica
O aumento, causado pelo derretimento do gelo em terra e no mar, equivale a 350 gigatoneladas de água doce a mais no oceano.
Usando dados de satélites dos últimos 19 anos, pesquisadores da Universidade de Southampton, na Inglaterra, descobriram que o nível do mar na Antártica subiu 2 mm a mais por ano que a média global, de 6 mm.
Este aumento, causado pelo derretimento do gelo em terra e no mar, equivale a 350 gigatoneladas de água doce a mais, de acordo com o trabalho. As descobertas, corroboradas por simulações de computador, podem ter implicações globais.
“A água doce é menos densa que a salgada, e assim em regiões onde ela se acumulou esperamos um aumento localizado do nível do mar,” explicou hoje Craig Rye, principal autor do estudo.
A elevação, no caso da Antártica, se deve primariamente ao influxo de água doce, enquanto que as águas profundas são afetadas por aumentos na temperatura da água, ou mudanças termostéricas.
A publicação deste estudo, na Nature Geoscience, aparece logo depois de outro trabalho ter relatado que tanto a Antártica quanto a Groenlândia dobraram sua contribuição para a elevação do nível do mar desde 2009. As regiões, juntas, estão perdendo cerca de 500 km cúbicos de gelo por ano.
A maior parte da água doce resultante do derretimento está concentrada na Península Antártica e no Mar de Amundsen. “Esta descarga, em aceleração, teve impacto pronunciado e disseminado em mares sub-polares subjacentes nas duas últimas décadas,” conclui o estudo, de acordo com a ABC Science.
National Geographic

Nenhum comentário:

Postar um comentário