quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Sonda Rosetta identifica 5 opções para pouso em cometa

Cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko a 285 quilômetros de distância, no dia 3 de agosto

Após dez anos viajando pelo Sistema Solar, a sonda Rosetta chegou no começo deste mês a seu destino, o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, e agora os cientistas devem selecionar o melhor ponto da superfície do astro para o pouso do módulo Philae, que a sonda carrega. Cinco lugares estão entre os mais indicados.
O módulo de 100 quilos será lançado em direção à superfície do cometa quando o astro estiver a uma distância de 450 milhões de quilômetros do Sol. As cinco opções de pouso escolhidas pelos cientistas que controlam o dispositivo a partir de Toulouse, no sul da França, permitem que o Philae receba pelo menos seis horas de luz solar durante cada rotação do cometa, de modo que suas baterias sejam recarregadas.
Os locais foram identificados com base nas informações prestadas pela Rosetta. "A orientação do cometa com relação ao Sol, sua velocidade de rotação, massa e gravidade na superfície têm um papel importante para estudar a viabilidade técnica de cada um dos possíveis lugares de pouso", diz comunicado da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).
Local — O melhor ponto para o pouso será revelado em 12 de outubro, um mês antes da data prevista para a operação, 11 de novembro. "Este cometa não se parece com nada que vimos antes, e apresenta espetaculares formações que ainda não terminamos de compreender", explicou um dos cientistas do módulo de aterrissagem, Jean-Pierre Bibring. De acordo com a ESA, a missão Rosetta vai ajudar a decifrar a história e a evolução de nosso Sistema Solar. Ela pode encontrar respostas sobre a origem de água na Terra e até sobre a vida.
Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário