terça-feira, 19 de agosto de 2014

Em oito meses, consumimos os recursos naturais de todo o ano

Imagem feita pela Estação Espacial Internacional mostra luzes no planeta Terra, em cidades do sul dos Estados Unidos (Foto: Nasa)


Se o planeta Terra tivesse um orçamento anual, nesta terça-feira ele entraria no vermelho. Segundo um cálculo das ONGs Global Footprint Network e WWF, desde o começo do ano até esta terça a humanidade consumiu todos os recursos naturais gerados pelo planeta para o ano. Segundo o estudo, este 19 de agosto se tornou o "Dia da Sobrecarga da Terra" (Earth Overshoot Day), e a partir de agora estamos consumindo mais do que o planeta consegue regenerar.
A ideia de criar um "orçamento" de recursos naturais é uma forma de tentar conscientizar a população quanto a exploração predatória dos recursos naturais. Estamos derrubando mais florestas do que o planeta consegue recuperar e lançando mais gases de efeito estufa do que o clima consegue suportar, por exemplo. O resultado é que precisamos de "um planeta Terra e meio" para manter nosso padrão de consumo. Mas onde vamos encontrar meio planeta?
Para quem acompanha as notícias sobre meio ambiente, o "Dia da Sobrecarga" não é uma grande novidade. O que assusta é que, ano após ano, esse dia recua na calendário. No ano 2000, quando o cálculo foi feito pela primeira vez, o planeta entrou no vermelho em 1º de novembro. Até 2008, o dia caía em outubro. Nos anos seguintes, começou a aparecer em setembro e, finalmente, agosto. No ano passado, consumimos todos os recursos naturais no dia 20 de agosto, e continuamos o recuo neste ano. Se esse ritmo continuar, não vai demorar para estarmos gastando todo os recursos da Terra ainda no primeiro semestre do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário