sexta-feira, 20 de junho de 2014

Aquecimento global provoca mudanças drásticas em atlas da National Geografhic

Derretimento do gelo no Ártico provoca alterações drásticas em atlas da National Geographic Foto: AFP


O aquecimento global chegou ao ponto de alterar mapas e cartografias consagradas. Nesta semana, a National Geographic anunciou que vai lançar em setembro a 10ª edição do seu tradicional Atlas Mundial com “mudanças drásticas” na camada de gelo do círculo ártico.
Geógrafos da instituição disseram que as alterações climáticas foram um dos eventos mais marcantes de todas as edições da publicação. Um deles, Juan José Valdés, afirmou que o fenômeno é “a mudança mais visível depois da queda da União Soviética”.
Para compor o material, a National Geographic utilizou dados compilados da Nasa dos últimos 30 anos sobre as camadas de gelo do Ártico para enfatizar a velocidade e o poder do aquecimento global. De acordo com a agência espacial, desde o final dos anos 1970, o gelo recuou em 12% por década, piorando a partir de 2007. O mês de maio deste
ano teve a terceira menor extensão de gelo no mar durante para essa época do ano.
A publicação explica que, à medida que a camada de gelo fica mais fina com o derretimento, a luz solar é capaz de penetrar com mais facilidade o gelo restante e aquecer as águas mais profundas do oceano, acelerando ainda mais o processo.
National Geographic afirmou que espera que o próximo altas possa conscientizar seus leitores para a real dimensão do aquecimento global.
O Globo.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário