segunda-feira, 12 de maio de 2014

Moscas podem prejudicar a ação dos antibióticos

Mosca pousa em flor

Uma hipótese formulada por uma nova pesquisa aponta uma relação inusitada entre as moscas e a resistência de alguns tipos de bactérias a antibióticos.
De acordo com o artigo, os insetos poderiam ser responsáveis por levar microrganismos resistentes à medicação das fezes de vacas imunizadas a pessoas que terminam ficando doentes.
A hipótese elaborada por pesquisadores da Universidade do Kansas foi divulgada em publicação da Sociedade Americana de Microbiologia.
Caminho
Ao entrarem em contato com as fezes do gado nas fazendas, as moscas seriam contaminadas por bactérias imunes à medicação comum.
Quando, depois, estas mesmas moscas entram em contato com alimentos, terminariam contaminando com estas bactérias a comida que iremos consumir.
Posteriomente, quando o homem consome estes alimentos, termina contaminado por bactérias resistentes a antibióticos - que foram eliminadas nas fezes da vaca no começo do ciclo.
"A ligação entre ambientes de agricultura e urbano feita pelo inseto apresentam um argumento a mais para adoção do uso prudente de antibióticos na pecuária", afirmam os pesquisadores no estudo.
 
Antibióticos
Micróbios resistentes a antibióticos viram ameaça global

Nos EUA, cerca de 80% dos antibióticos são destinados a imunizar o gado contra bactérias.
Isso faz com que ele cresça mais rápido mas pode fazer com que o gado elimine aquelas bactérias que mais resistem a antibióticos.
Eliminadas nas fezes destes animais, elas ficam ao alcance das moscas - que assim poderiam carregar as bactérias para outros cantos.
Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário