sexta-feira, 2 de maio de 2014

Cinco motivos para olhar para o céu em maio





Maio é um mês especial para quem gosta de olhar para o céu. Planetas, eclipses e chuvas de meteoros serão facilmente visíveis nas próximas semanas, segundo o Observatório Astronômico da Espanha.

Uma 'lembrança' do cometa Halley

O cometa Halley ainda está longe de fazer uma nova aparição - sua próxima visita está prevista para 2061 -, mas alguns de seus pedaços formam uma chuva de meteoros conhecida como Eta Aquáridas. Na noite do dia 6, serão vistos cerca de 20 ou 30 meteoros por hora.



Turnê planetária

No dia 10, Saturno chegará ao seu local de maior proximidade da Terra. Será uma boa oportunidade para ver no céu seus anéis e satélites. Vênus, alocado na constelação de Peixes, também estará por aqui, antes do amanhecer, até o mês de setembro.






A inédita chuva de meteoros

Uma promissora chuva de meteoros está prevista para o dia 24. É um fenômeno nunca visto e que será gerado pelo cometa 209P/LINEAR, que nos visita a cada 5 anos, aproximadamente, e agora está próximo ao Sol. Segundo os astrônomos, há grandes chances de serem vistos até 200 meteoros por hora. A Lua não será um obstáculo para a observação.







Júpiter ao entardecer

No dia 25, Marte, brilhante, pode ser flagrado na
constelação de Virgem.
Mercúrio, que normalmente é difícil de ser identificado, será claramente visível em baixa altitude no Ocidente no mesmo dia, algumas horas antes do pôr do sol.
Júpiter (foto) fará sua aparição, mas de um ponto mais alto. Será possível observá-lo durante cerca de cinco horas depois do pôr do sol.

 

A bela Virgem

Uma boa dica para quem gosta de ver os céus é mirar a constelação de Virgem (foto). Embora não seja uma das mais brilhantes, é uma das maiores, e permanecerá bem visível nas primeiras horas do anoitecer. Em Virgem também se encontra um agrupamento que contém mais de duas mil galáxias, sendo que 13 delas podem ser observadas com um telescópio pequeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário