segunda-feira, 19 de maio de 2014

Cápsula espacial retorna à Terra com mais de uma tonelada de material 'crucial' para Nasa

Dragon aterrisa no Oceano Pacífico (Foto: SpaceX/AP)

A cápsula espacial Dragon retornou neste domingo à Terra com mais de 1,5 mil quilos de carga e material científico "crucial" para as pesquisas da Nasa, informou a agência espacial americana.
Após um mês na Estação Espacial Internacional, a nave reutilizável da companhia SpaceX amerissou no Oceano Pacífico a cerca de 480 quilômetros da Baixa Califórnia (EUA.). Uma embarcação conduziu a nave a um porto próximo a Los Angeles, onde ela será preparada para ser levada à base de testes da SpaceX em Mcgregor, no Texas. Lá, será condicionada para a próxima missão.
Na primeira parada, no porto, os técnicos extraíram um frigorífico cheio de amostras de pesquisa recolhidas na Estação Espacial, que serão encaminhadas às instalações da Nasa em 48 horas para dar continuidade a sua análise.
O administrador associado para Operações e Explorações Humanas da Nasa, William Gerstenmaier, assinalou a importância do material para "melhorar o conhecimento de como o espaço afeta os seres humanos que vivem e trabalham por lá durante muito tempo". As amostras ajudarão os cientistas a completar suas análises e ver como podem afetar a futura exploração humana do espaço ou proporcionar benefícios diretos aos habitantes da Terra.
Uma das pesquisas que serão desenvolvidas poderia ajudar a entender, por exemplo, por que a eficácia dos antibióticos é reduzida durante os voos espaciais e, ao mesmo tempo, a melhorar seu desenvolvimento na Terra. Outra poderia levar ao desenvolvimento de plantas adequadas para o espaço e melhorar a agricultura sustentável.
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário