quarta-feira, 28 de maio de 2014

Astrônomos descobrem primeiro asteroide "brasileiro"

Sequência de imagens da descoberta do asteroide 2014 KP4
Um grupo de astrônomos amadores descobriu o primeiro asteroide “brasileiro”.  O objeto foi observado pela primeira vez na semana passada, confirmado por outros observatórios ao redor do mundo e oficializado pela União Astronômica Internacional. Ele foi cadastrado provisoriamente como 2014 KP4, até que sua órbita seja mais conhecida pelos cientistas. O asteroide foi visto do observatório Sonear, sigla para Southern Observatory for Near Earth Asteroids Research, que fica perto de Oliveira, cidade a 120 quilômetros de Belo Horizonte, em Minas Gerais. O local foi construído por Cristóvão Jacques, Eduardo Pimentel e João Ribeiro, responsáveis pela descoberta.
Por seu tamanho e proximidade da Terra, o 2014 KP4 se encaixa na classificação de “asteroide potencialmente perigoso”: mais de 150 metros de diâmetro e menos de 7,5 milhões de quilômetros de distância da órbita terrestre. Com diâmetro estimado entre 200 e 600 metros, caso colidisse com a Terra esse asteroide causaria um impacto continental. Felizmente, apesar de sua classificação, os riscos de uma colisão são desprezíveis. “Ele não oferece nenhum perigo à Terra”.
 Pioneiro – Este é o primeiro objeto desta natureza descoberto no Brasil. Nos primeiros meses deste ano, a equipe já encontrou dois cometas a partir do mesmo observatório. O trio observa o céu desde o dia 18 de dezembro, em busca de objetos que passem perto da Terra. Eles tiram fotos à noite e, durante o dia, analisam o material. São os únicos a procurar objetos assim — que envolvem corpos que podem se chocar com a Terra — em atividade no Hemisfério Sul. “Esse é o objetivo do observatório, descobrir novos asteroides que passam perto da terra e monitorá-los para saber se podem apresentar risco de colisão”, afirma Jacques, alegando que a descoberta dos cometas foi ocorreu quase “por acaso”, porque não estava nos planos iniciais.
Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário