quinta-feira, 8 de maio de 2014

A NASA quer plantar em Marte em 2021

 O robô Curiosity, em foto tirada por ele mesmo em fevereiro de 2013 (Foto: NASA/JPL-Caltech/MSSS)

Em 2021, a Agência Espacial Americana planeja começar a criação de estufas em Marte. A empreitada é responsabilidade do grupo à frente do Mars Plant Experiment. As sementes sairão da  Terra em 2020 e devem chegar ao planeta vermelho no ano seguinte. “Para estabelecer uma base sustentável e de longa duração em Marte, o melhor é descobrir se pelo menos as plantas podem crescer no planeta”, disse Heather Smith, do Centro de Pesquisas Ames da Nasa e principal pesquisadora do projeto.“Esse é o primeiro passo. Mandaremos as semente para lá, para vê-las crescer”.
Em 2020, a Nasa vai mandar ao planeta mais um dos veículos da missão Mars Exploration Rover. São veículos como a sonda Curiosity, que passeiam por Marte enviando observações relevantes para os cientistas na Terra. O veículo da vez levará consigo alguns satélites do tipo “Cube Sat”, pequenos satélites baratos em forma de cubo.  O satélite vai carregar ar vindo da Terra e 200 sementes de Arabidopsis, uma espécie de planta comumente usada em pesquisas científicas.  As sementes vão receber água logo que o rover tocar o solo marciano, e vão crescer por 15 dias. “Em 15 dias, teremos uma pequena estufa em Marte”, disse Heather Smith ao site.
O objetivo do experimento é descobrir como a vida terrestre lida com as condições oferecidas por Marte, onde o nível de radiação é maior e a gravidade menor – equivale a 40% da gravidade da Terra. “Nós vamos partir desse primeiro experimento para a construção de uma base em marte”, diz Smith. “Esse seria o objetivo”.
Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário