terça-feira, 11 de março de 2014

Estudo diz que vulcões ajudaram espécies a sobreviver a eras glaciais

Calor e vapor dos vulcões permitiram que espécies sobrevivessem (Foto: AFP/ Peter Convey/ British Antarctic Survey)

Uma equipe internacional de pesquisadores da Universidade Nacional da Austrália encontrou evidências de que o vapor e o calor dos vulcões e rochas aquecidas permitiram que muitas plantas e animais sobrevivessem a eras glaciais. Tais informações têm ajudado cientistas a entender como algumas espécies respondem às mudanças climáticas.
A pesquisa poderia resolver um mistério antigo sobre como determinados exemplares de plantas evoluíram nas últimas eras do gelo, que encobriram de geleiras partes do planeta.
A equipe, liderada por Ceridwen Fraser, da UNA, e Aleks Terauds, da divisão Antártica australiana, estudou dezenas de milhares de registros de espécies antárticas recolhidas ao longo de décadas.
"O vapor vulcânico derreteu o gelo de grandes cavernas sob as geleiras, que se tornaram locais ideais e quentes para a sobrevivência de espécies durante as idades do gelo", disse Fraser em comunicado divulgado pela Universidade Nacional da Austrália.
O estudo se baseou na Antártica, mas os achados também ajudam os cientistas a entender como espécies sobreviveram a passados glaciais em outras regiões geladas, incluindo  períodos em que se pensava que havia pouco ou nenhum espaço da Terra livre de gelo.
A Antártica tem pelo menos 16 vulcões ativos desde a última era glacial, há 20.000 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário