sexta-feira, 14 de março de 2014

Contra poluição, paris libera transporte público de graça


Mulheres descansam em mureta em frente à Torre Effeil, em dia ensolarado e poluído (14.03.2014)
Uma combinação de fatores climáticos atípicos colocou Paris em estado de alerta máximo devido aos altos níveis de poluição do ar, considerado a pior onda desde 2007, e que atinge boa parte da região norte do país.
Sem pestanejar, a cidade resolveu tornar gratuito todos os seus meios de transporte público, a fim de estimular a população a deixar o carro em casa e combater a poluição.
A gratuidade, a princípio válida por três a partir desta sexta, abrange muitamais do que só metrô e trem. Por um período de uma hora por dia, também será possível utilizar o sistema de compartilhamento de bicicleta, o famoso Vélib, e o seu correspondente sobre quatro-rodas, o Autolib, que promove o aluguel de carros elétricos.
Outra medida adotada foi a redução do limite de velocidade nas rodovias da região. Por sua vez, a prefeitura também se comprometeu a usar apenas os veículos oficiais estritamente necessários ou os que sejam elétricos.
Ontem, as concentrações das nocivas partículas de poluição PM2.5 na cidade luz atingiram 100mg/m3, quatro vezes o nível considerado seguro pela Organização Mundial de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário