terça-feira, 25 de março de 2014

Contaminação do ar causou 7 milhões de mortes em 2012

Poluição encobre prédios no distrito de Lujiazui, em Xangai, na China

Ao menos 7 milhões de pessoas morreram no mundo em 2012 devido à contaminação do ar, mostrou um novo estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS). Esse número é mais do que o dobro registrado pelo órgão na última pesquisa sobre o assunto, feita em 2008, quando ocorreram 3,2 milhões de mortes por esse motivo. 
Segundo a OMS, das mortes por contaminação do ar registradas em 2012, 4,3 milhões ocorreram devido aos efeitos da contaminação do ar doméstico, que pode ser causada, por exemplo, pela fumaça de aparatos de cozinha aquecidos com madeira ou carvão. O restante dos óbitos foi ocasionado pela contaminação do ar externo.
O estudo da OMS, divulgado nesta segunda-feira, mostrou que regiões da Ásia e do Pacífico são as mais afetadas pela contaminação do ar, concentrando 84% de todas as mortes decorrentes dessa causa.
A OMS considerou os resultados do estudo como “chocantes” e “preocupantes”. "A contaminação do ar é, hoje, o fator ambiental mais impactante sobre a saúde das pessoas de todo o mundo, tanto de países ricos quanto dos mais pobres”, diz María Neira, diretora do Departamento de Saúde Pública da OMS. De acordo com María, a contaminação do ar eleva o risco especialmente de doenças cardíacas, derrames cerebrais e câncer no pulmão.
Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário