segunda-feira, 17 de março de 2014

Como o Sol vê a energia solar

Maior usina solar do mundo, situada no deserto de Mojave, na Califórnia (Foto: Divulgação/ Nasa)


Os ambientalistas enxergam a energia solar com bons olhos. Ela pode gerar boa parte da corrente elétrica que acende nossas lâmpadas com um impacto ecológico bem menor do que as alternativas. O setor elétrico também vêm olhando a energia solar com boa vontade. As células solares no telhado das casas e empresas aumenta a capacidade de cada um gerar energia por conta própria, reduzindo as chances de uma crise de abstecimento e barateando, a longo prazo, a conta de luz.
Os americanos têm olhado com interesse para a energia solar. No ano passado, os painéis solares foram a segunda maior fonte de energia nova entre os americanos. Contando todas os novos geradores de energia que o país colocou na rede elétrica no ano passado, os painéis solares ficaram em segundo lugar, com 29% do total. Perdem apenas para as termelétricas a gás natural (que inclui o gás de xisto), com 46%.
O que poucas pessoas sabiam é como o Sol vê a energia solar. A resposta está na foto acima. A imagem, feita pelo satélite Landsat 8, mostra o Sistema Solar de Geração Elétrica Ivanpah, no deserto de Mojave, na Califórnia. A usina elétrica é composta por três torres que recebem a luz do Sol concentrada por fileiras de espelhos dispostos em círculos. Aquecidas, essas torres, produzem vapor e, daí, energia. O sistema usa 170 mil pares de espelhos numa área de 13 quilômetros quadrados. É a maior usina solar do mundo. Pode gerar 377 megawatts de energia. É mais do que uma usina a gás natural como a Termelétrica Baixada Fluminense, da Petrobras, ampliada em fevereiro.
O Sol vê a energia solar com bons olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário