domingo, 2 de março de 2014

China vai inspecionar fábricas para conter poluição

China: Pedestre usa máscara para se proteger contra a poluição em Pequim

O Ministério do Meio Ambiente da China informou neste domingo que enviou inspetores a diferentes regiões do país para verificar indústrias poluidoras e construções em andamento que podem estar contribuindo com a forte poluição atmosférica
Ao todo, vinte grupos vão inspecionar fábricas — dentre elas, produtoras de aço, carvão, vidro e cimento— em Pequim, na cidade de Tianjin na província de Hebei e em áreas próximas. Segundo o Ministério, esses grupos vão analisar as respostas dos governos locais à má qualidade do ar nos últimos dias e qualquer violação será comunicada à população.
O objetivo do governo é promover uma melhora nas condições do ar na China, que provoca descontentamento entre os cidadãos e prejudica a imagem do país no exterior. Embora indústrias altamente poluidoras tenham padrões de emissão de poluentes, eles não são necessariamente respeitados. Além disso, governos locais tendem a favorecer projetos bastante poluidores que possam gerar crescimento econômico.
Nesta sexta-feira, Pequim elevou o alerta sobre a qualidade do ar, que chegou pela primeira vez ao segundo nível mais alto em de uma escala de quatro patamares. Com isso, algumas fábricas precisaram suspender ou reduzir a produção e, além disso, trabalhos de demolição, churrascos e fogos de artifício foram proibidos. O alerta continuava em vigor neste domingo.
Segundo a agência Xinhua, quase todas as províncias da região central e leste do país apresentam sérios problemas com poluição desde sexta-feira. Pequim e outras cinco províncias ao norte e leste relataram a formação de "smog", que são nevoeiros com fumaça. O Centro Nacional de Meteorologia informou que até a próxima quinta-feira as condições do clima não devem ajudar na dispersão dos poluentes.
Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário