quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Janeiro de 2014 foi o terceiro mais quente da história do planeta

 Temperaturas no planeta em janeiro de 2014 em relação a média do mês no século XX. O vermelho mais escuro mostra áreas com 5 graus Celsius acima da média. O azul mais escuro mostra áreas com 5 graus abaixo da média. (Foto: NOAA)

Não foram só os brasileiros que assaram neste janeiro. O resto do mundo também ferveu. Segundo um levantamento feito pela NOAA, a agência do governo americano responsável por atmosfera e oceanos, o mês de janeiro de 2014 foi o quarto mais quente desde que as medições começaram em 1880. E segundo outro levantamento, feito pela Nasa, agência espacial americana, este janeiro foi o terceiro mais quente da história.
Essa temperatura acima do normal ocorreu apesar das nevascas e ondas de frio que atingiram alguns países do hemisfério norte no período.
A Nasa e a NOAA usam os mesmos dados, coletados por estações na superfície e por satélites. Mas trabalham as informações segundo metodologias diferentes. Por isso, a discrepância nos resultados. Segundo as duas medições, a média de temperatura global em janeiro ficou 0,70 grau centígrado abaixo da média do século XX (entre 1951 e 1980).
Os números da NOAA também mostram que esse foi o 38o mês de janeiro seguido com temperaturas acima da média do século XX. A última vez que qualquer mês em qualquer ano ficou abaixo da média do século XX foi em fevereiro de 1985. O que mostra os efeitos atuais das mudanças climáticas em curso.
Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário