domingo, 12 de janeiro de 2014

O rosto do homem de Stonehenge

Sim, isso é uma escultura (e a base para ela está ao fundo da foto) (Foto: Divulgação)
Ao visitar o centro de exibições de Stonehenge, você vai se deparar com um sujeito de 5500 anos olhando em seus olhos. Ou quase. É que o famoso esqueleto do "Homem de Stonehenge", encontrado no sítio arqueológico pelos idos de 1860, foi reconstituído - e, agora, podemos ver como era o seu rosto.
O trabalho foi feito pelo escultor sueco Oscar Nilsson, que usou informações sobre os ossos faciais e dentes do esqueleto para criar uma face compatível. O comprimento dos ossos e dos dentes, que dão ao homem uma estimativa de idade entre 25 e 40 anos, foram usados para determinar as marcas de sua pele e a definição dos músculos.
Enquanto grupos ainda pedem que o esqueleto seja colocado novamente em seu túmulo, no sítio de Stonehenge, cientistas conseguem obter informações valiosas sobre o período neolítico, no qual ele viveu, à partir da análise dos restos mortais. Por exemplo, o formato de seus dentes e exames de carbono em seu organismo sugerem que a dieta do homem de Stonehenge era melhor do que a de seus contemporâneos. Seu túmulo elaborado também serve de argumento para a teoria de que ele era um homem importante em sua comunidade de origem celta.
De qualquer forma, os traços do homem de Stonehenge parecem bem comuns.
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário