sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Por que o maior pedaço da Antártica parece não estar esquentando?

O planeta está esquentado. Tudo indica que isso é fruto de desequilíbrios atmosféricos causados por nossas emissões. Mas ainda há algumas questões no ar? Uma delas é porque a Antártica demora tanto a dar sinais claros de aquecimento.
As temperaturas atmosféricas das últimas décadas foram as mais altas desde que começaram os registros. O oceano do planeta também está se aquecendo. No Polo Norte, o Ártico derrete rapidamente. No Polo Sul, porém, o cenário é mais confuso. A Antártica Ocidental, que tem a Península Antártica, vem esquentando dramaticamente. Já a maior porção do continente, a Antártica Oriental, que guarda o maior volume de gelo da Terra, não mostrou reação diante do fenômeno global. Por quê?
Um estudo publicado esta semana na revista britânica Nature pode ajudar a elucidar o mistério. Os pesquisadores, liderados por T.J. Fudge, da Universidade de Washington mediram o histórico de temperatura da Antártica a partir de bolhas de ar aprisionadas em camadas de gelo antigo. O levantamento mostrou o comportamento da região desde a última era glacial. A Antártica Ocidental começou a esquentar há algo entre 22 mil e 22 mil anos. Já a Antártica Oriental só saiu da era glacial há 18 mil anos.
A diferença de 2 mil a 4 mil anos no tempo de reação de cada pedaço da Antártica parece a situação atual. O interior da Antártica Ocidental esquentou 4,4 graus desde 1958. É um dos lugares do mundo que onde as médias de temperatura mais sobem. Mas a Antártica Oriental esquentou apenas cerca de meio grau no período. O estudo pode ajudar a entender o comportamento do Polo Sul no futuro.
Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário