segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

China admite não estar preparada para impacto da mudança climática

A China admitiu nesta segunda-feira (9) que não está preparada para gerenciar o impacto da mudança do clima, que representa uma “séria ameaça” ao país devido à falta de planejamento e consciência social.
 O documento oficial publicado pela Comissão Nacional para a Reforma e Desenvolvimento, com o título “Estratégia Nacional para a Adaptação à Mudança Climática”, destaca que a China, com sua imensa população, enfrenta desafios climáticos graves que podem piorar e que desde 1990 já causaram 2 mil mortes.
“A mudança climática é uma ameaça séria à alimentação, água, ecologia e segurança energética, bem como à vida das pessoas e à propriedade”, afirma o texto.
O governo cita no relatório que o país pode sofrer com períodos maiores de seca no Norte, tufões em áreas ainda não afetadas por este fenômeno, além da extinção de pântanos. “Se não forem tomadas medidas eficazes, as perdas por desastres climáticos serão ainda mais graves”, complementa.
“A China não tem sido capaz de proteger sua infraestrutura mais básica, como água e energia, em situações de emergência”, acrescenta o documento.
Recentemente, o país lançou um plano de cinco anos para incorporar novas políticas ambientais voltadas a combater os altos níveis de poluição. A maior parte da culpa é da indústria de carvão, principal fonte de energia do país durante meses.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário