quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Agricultura lunar

Humanos podem viver na Lua? Não apenas fazer uma visita de poucos dias, mas realmente passar anos sobrevivendo no satélite? A resposta depende muito da presença de plantas por lá. Será que conseguimos praticar agricultura nas condições lunares?
A Nasa anunciou um experimento que, em parceria com o Google, pretende testar unidades de 'germinação' na Lua. Em outras palavras, estufas monitoradas que possam revelar dados sobre o crescimento de plantas na gravidade e na radiação lunar. Este habitat deve ter uma massa de, aproximadamente, um quilo e será enviado em uma nave comercial pelo Google em 2015.
Depois do seu pouso, água será adicionada a estufa e ela será monitorada juntamente com um grupo de 'controle' na Terra - sementes que serão cultivadas na mesma época. As plantas devem crescer, com a ajuda da iluminação solar natural da Lua, e os resultados serão comparados com a versão 'terrestre'.
Dentre as verduras escolhidas para o teste estão manjericão, nabos e uma espécie de couve.

A parceria com o Google
O sucesso dessa missão irá depender da parceria da Nasa com o Google, o Google Lunar X Prize - um concurso organizado pela empresa de tecnologia para estimular a criação de equipamentos que consigam entregar material na Lua de forma prática e rápida.
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário