terça-feira, 5 de novembro de 2013

Índia lança primeira missão a Marte

A Índia lançou nesta terça-feira (5), com sucesso, sua primeira missão a Marte. O objetivo é se tornar o primeiro país da Ásia a alcançar o chamado Planeta Vermelho.
O lançamento do satélite que navegará na órbita de Marte aconteceu às 14h38 (7h08 de Brasília) e foi transmitido ao vivo pelas emissoras de televisão locais a partir do Centro Espacial Satish Dhawan, en Sriharikota, no estado de Andhra Pradesh.
A nave Mangalyaan, de 1.350 quilos, vai manter-se em órbita terrestre até 1º de dezembro, quando iniciará uma viagem de 300 dias a Marte, onde deverá chegar em 24 de setembro de 2014, depois de percorrer cerca de 400 milhões de quilômetros. A nave espacial leva cinco instrumentos para estudar a superfície, a topografia e a atmosfera de Marte, e vai se concentrar na busca de metano.
"Esse é nosso modesto início nas missões interplanetárias", disse à imprensa local um porta-voz da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO, sigla em inglês), Deviprasad Karnik. De acordo com dados do ISRO, a missão indiana, com custo de US$ 73 milhões, um décimo do valor de missões americanas semelhantes, foi desenvolvido durante 15 meses por mil cientistas.
A missão de chegar a Marte já foi realizada com êxito apenas pelos Estados Unidos, Rússia e União Europeia. O Japão, em 2003, e a China, em 2011, já haviam tentado sem sucesso chegar ao Planeta Vermelho.
A Índia comemorou no ano passado os 50 anos do início de seu programa espacial. Seu primeiro lançamento foi em 1975, quando enviou ao espaço o satélite Arybhatta, por meio de um foguete russo. Com 16 mil cientistas e um orçamento de US$ 1 bilhão, a ISRO tem planos de lançar em 2016 sua primeira missão espacial tripulada. 
Época.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário