segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Asteroide gigantesco pode atingir a Terra em 2032

 
No mês passado, um asteroide com cerca de 400 metros de largura passou perto demais da Terra. E a ~boa~ notícia é que ele vem nos fazer outra visitinha em 2032. Astrônomos ucranianos descobriram recentemente que esse asteroide gigante tem chances reais de atingir o nosso planeta.
O 2013 TV135, como ele é chamado, recebeu uma classificação número 1 na escala Torino Impact Hazard, o sistema que mede o perigo de destruição por impacto de asteroides. Isso significa que  ele “merece monitoramento cuidadoso” da NASA. É a segunda vez na história que um asteroide alcança esse nível de classificação. Para ter uma ideia do estrago que ele causaria, seu impacto pode gerar uma destruição similar a de várias bombas atômicas ao mesmo tempo.
 
 
 Agência Espacial Americana afirmou que não há o que temer, já que a probabilidade da colisão é de uma em 63 mil. “Em outras palavras, a atual probabilidade de não ocorrer o impacto em 2032 é de cerca de 99,998%“, disse Don Yeomans, gerente do programa “Near-Earth Object Program Office”. A verdade é que os cientistas ainda não sabem se o asteroide vai colidir com a Terra e muitos detalhes de sua trajetória orbital ainda estão desconhecidos. Até 2032, só resta torcer para que os astrônomos descubram a trajetória do asteroide com mais precisão…e o quanto antes.
Superinteressante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário