quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Você sabia que já comungaram na Lua?

Em 20 de julho de 1969, a missão Apollo 11 pousava na Lua. Poucas horas antes de se tornar o segundo homem a caminhar pelo astro (o primeiro foi o comandante Neil Armstrong), Edwin “Buzz” Aldrin entrou para a história como o primeiro ser humano a praticar o sacramento cristão da comunhão no satélite natural da Terra. “Eu despejei o vinho no cálice que a nossa igreja havia me dado. Na gravidade de 1/6 da Lua, o vinho se enrolou graciosamente em um dos lados do copo”, disse o astronauta em uma matéria para a revista Guideposts em 1970.
“Era interessante pensar que o primeiro líquido servido na Lua e o primeiro alimento comido ali são elementos da comunhão”. Através do gesto, sua intenção era a de mostrar ao mundo que Deus também se manifestava no espaço e que o programa espacial do Homem se enquadrava perfeitamente nos planos do Criador.
 
Presbiteriano devoto, Aldrin, assim como outros colegas da NASA, era na época um membro ativo da Webster Presbyterian Church, localizada próxima às instalações da agência em Houston, Texas. Dean Woodruff, pastor da comunidade, autorizou Aldrin a ministrar a própria comunhão em solo lunar, e forneceu o cálice, o pão e o vinho para a realização da cerimônia. Até hoje, a igreja mantém o cálice em exposição, e celebra todos os anos, no domingo mais próximo de 20 de julho, o Domingo da Comunhão Lunar.
A ideia inicial do astronauta era de compartilhar sua experiência com toda a humanidade através do rádio. A NASA, no entanto, não permitiu a transmissão, pois já enfrentava um processo movido por Madalyn O'Hair, uma ativista do ateísmo, por ter autorizado que a tripulação da Apollo 8 fizesse uma leitura pública do livro bíblico do Genesis em órbita. Futuramente, em seu livro Magnificent Desolation (Magnífica Desolação – forma como ele descreveu a superfície lunar), Aldrin questiona se repetiria o próprio ato sagrado: “Talvez, se pudesse fazer aquilo de novo, eu não optaria por celebrar a comunhão. Apesar de ter sido uma experiência profundamente significativa para mim, era um sacramento cristão, e nós tínhamos ido para a Lua em nome de toda a humanidade – sejam cristãos, judeus, muçulmanos, animistas, agnósticos ou ateus”.
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário