quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Sonda Cassini confirma a existência de água congelada em Saturno

Cientistas sabem que há água congelada nas luas de Saturno há muito tempo. Mas eles não esperavam encontrá-la em grandes quantidades na atmosfera do próprio planeta, como revelaram imagens da sonda Cassini, da Nasa.
Pela primeira vez, a Cassini produziu imagens em infravermelho que mostram evidências da água por lá - tornada visível por uma enorme tempestade que ocorreu no planeta entre 2010 e 2011. O gelo estaria na atmosfera, sob nuvens de cristais de amônia (que são a parte do planeta que vemos em imagens normais).
Com a tempestade, a camada de água congelada teria sido trazida para partes mais altas da atmosfera, aparecendo nas imagens da Cassini. Esses fenômenos aconteceriam da mesma forma do que tempestades convectivas na Terra - o ar e o vapor da água são empurrados para parte mais alta da atmosfera, resultando em grandes nuvens. Mas, em Saturno, essas nuvens são de 10 a 20 vezes maiores, cobrem uma área maior e a tempestade resultante é bem mais violenta - enquanto, por aqui, ventos de 65 km/h são considerados fortes, em Saturno os ventos chegam a uma velocidade de 500 km/h.
Tempestades como essa aparecem no hemisfério norte de Saturno em ciclos de 30 anos - o que equivale, aproximadamente, a uma volta do planeta ao redor do Sol.
Galileu.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário