quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Nave russa Soyuz sai do Cazaquistão com três astronautas rumo à ISS

A nave russa Soyuz TMA-10M foi lançada nesta quarta-feira (25), às 17h58 (horário de Brasília) do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, com três astronautas rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A chegada do trio está prevista para as 23h48, e uma cerimônia de boas-vindas deve ocorrer à 1h25 desta quinta-feira (26).
Os novos tripulantes são o americano Michael Hopkins e os russos Oleg Kotov e Sergey Ryazanskiy, que vão integrar a Expedição 37 da ISS e se juntar ao comandante russo Fyodor Yurchikhin e aos engenheiros de voo Karen Nyberg, dos EUA, e Luca Parmitano, da Itália.
Hopkins, Kotov e Ryazanskiy devem passar cinco meses e meio no espaço, onde farão experimentos científicos. Eles devem voltar para a Terra em março de 2014, a bordo da mesma nave Soyuz. Kotov faz sua terceira missão – foi engenheiro de voo em 2007 e comandante em 2010 –, enquanto os outros dois astronautas estreiam agora na ISS.
Já Yurchikhin, Karen e Parmitano estão a bordo da estação espacial desde o dia 28 de maio. De lá para cá, eles receberam dois cargueiros de reabastecimento e uma carga comercial. Além disso, Yurchikhin participou de três caminhadas espaciais, Parmitano fez duas e Karen ajudou a capturar a nave de carga japonesa Kounotori 4.
G1
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário