sábado, 7 de setembro de 2013

Gelo derrete mais rápido na Groenlândia e Antártida

O gelo da Antártida e da Groenlândia está desaparecendo mais rapidamente e pode elevar os níveis do mar mais do que o previsto neste século, segundo documentos vazados da Organização das Nações Unidas.
 O gelo da Groenlândia adicionou seis vezes mais aos níveis do mar na década, até 2011, do que nos 10 anos anteriores, de acordo com um rascunho do mais abrangente estudo da ONU sobre mudança climática. A Antártida teve um aumento de cinco vezes e a ONU está elevando sua previsão a respeito de quanto as duas camadas de gelo irão adicionar aos oceanos da Terra até 2100.
As mudanças nas áreas mais frias do planeta são um “bom indicador” do aquecimento do planeta, de acordo com Walt Meier, cientista e pesquisador da NASA.
“É um sistema de alerta precoce”, disse Meier em uma entrevista por telefone do Goddard Space Flight Center, da NASA, em Greenbelt, Maryland. “Quando você pensa sobre alguns graus de aquecimento, no Reino Unido ou nos EUA, não é algo que seria muito perceptível, mas em uma área de neve e gelo, isso pode ter um efeito enorme. Nas plataformas de gelo, menos 1 para mais 1 é a diferença entre patinar no gelo e nadar no oceano”.

A Groenlândia e a Antártida têm gelo suficiente para elevar os níveis globais do mar em quase 66 metros, um processo que levaria milhares de anos.
Relatório da ONU
Os dados estão incluídos em capítulos do estudo abrangendo elevação do nível do mar e as regiões da criosfera do planeta, os reinos gelados das geleiras, permafrost, solo coberto de neve e camadas de gelo. A proposta do estudo de 2.200 páginas do Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudança Climática foi obtido pela Bloomberg por meio de uma fonte com acesso oficial aos documentos, que preferiu não ser identificada porque o estudo ainda não foi publicado.
Um resumo do relatório concebido para orientar os legisladores em todo o mundo enquanto eles trabalham para elaborar políticas climáticas que reduzam as emissões de carbono deverá ser publicado em 27 de setembro em Estocolmo, após um encontro de quatro dias no qual o texto será finalizado. Jonathan Lynn, um porta-voz do painel, preferiu não comentar.

A contribuição da Groenlândia para o aumento dos níveis do mar “muito provavelmente” tenha subido para uma média de 0,59 milímetro por ano de 2002 a 2011, contra 0,09 milímetro por ano na década anterior, de acordo com o rascunho. A taxa na Antártida “provavelmente” tenha subido para 0,4 milímetro por ano, contra 0,08 milímetro, disse o estudo.
O relatório define “muito provável” como uma probabilidade superior a 90 por cento e “provável” como de pelo menos 66 por cento.
Nova previsão
A Groenlândia pode adicionar um total de entre 4 centímetros e 21 centímetros aos níveis dos oceanos até o período entre 2081 e 2100, dependendo de uma variedade de cenários de emissões de carbono avaliados no estudo, em comparação com o período de 1986 a 2005. Isso está acima de uma previsão de 2007, de 1 centímetro a 12 centímetros, de quando a ONU realizou sua última grande avaliação sobre ciência do clima.
Resultados em relação ao gelo da Antártida variam entre redução dos níveis do mar em 6 centímetros até aumento em 14 centímetros. O relatório de 2007 prevê uma redução de 2 centímetros a 14 centímetros, devido a uma nevada mais aguda que o derretimento da superfície. A ONU disse em seu relatório anterior que sua compreensão de como o continente antártico perde gelo com geleiras que flutuam para o mar não era boa o suficiente para incluí-la na sua previsão.
“Demos um grande passo adiante em nossa capacidade para entender” os padrões do gelo na Groenlândia e na Antártida, disse Martin Siegert, glaciologista da Universidade de Bristol, na Inglaterra, em uma entrevista por telefone. “Há mais certeza em torno dos dados”.
“Está claro que a criosfera é um dos indicadores naturais de uma mudança climática em uma década no planeta”, disse David Vaughan, pesquisador do British Antarctic Survey em Cambridge, Inglaterra, e um dos autores e coordenadores do capítulo do relatório da ONU sobre gelo, em uma entrevista por telefone. “As mudanças são muito visíveis.”
Exame.com
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário