quarta-feira, 18 de setembro de 2013

A ONU vai definir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Reduzir as emissões. Proteger as florestas. Acabar com a corrupção. Garantir acesso universal à energia. Investir em saúde e educação. A partir de 2015, quando acaba o prazo para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a ONU definirá novas metas – os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável -, que deverão ser cumpridas por todos os seus países-membros. Todos podem ajudar a escolher quais serão esses propósitos.
O convite é da iniciativa Meu Mundo*, que foi lançada em janeiro, em mais de 190 países, e ainda está “rolando”. Para participar, basta acessar o site do projeto (Meu Mundo) e responder à pergunta “Quais as mudanças mais importantes que precisam ser feitas no planeta?“, escolhendo seis das 16 opções oferecidas pela ONU.
Por enquanto, as alternativas mais votadas pelos brasileiros são, respectivamente:
- educação de qualidade;
- governo honesto e atuante;
- melhoria dos serviços de saúde;
- proteção contra o crime e a violência;
- proteção a florestas, rios e oceanos e
- acesso à água potável e ao saneamento.
Até agora, mais de 20 mil cidadãos do Brasil – sobretudo mulheres (57%) – deram sua contribuição para a iniciativa. Até julho deste ano, o país era o mais participativo no projeto, mas agora está em 4º lugar, atrás de Índia, Nigéria e Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário