sexta-feira, 12 de julho de 2013

Músico toca o som do aquecimento

 
Diante do desafio de compartilhar as últimas descobertas sobre as mudanças climáticas, os cientistas muitas vezes recorrem a gráficos e ilustrações técnicas. Há quem adote uma abordagem, digamos, mais alternativa. O estudate da Universidade de Minnesota Daniel Crawford optou por usar seu violoncelo para comunicar as novidades mais recentes da ciência do clima através da música.
Crawford utilizou uma técnica chamada de sonorização de dados para converter registros da temperatura global em uma série de notas musicais. Ele “musicou” os gráficos que mostram as alterações ano a ano da temperatura.
O resultado, chamado de "O som do aquecimento do planeta", baseia-se em dados de temperatura da superfície da Terra registrados pelo Instituto Goddard de Estudos Espaciais da NASA, que vão de 1880 a 2012.
Os dados de temperatura foram mapeados em um intervalo de três oitavas, com o ano mais frio já registrado (1909) definido para a nota mais baixa no violoncelo. Cada meio tom ascendente equivale a cerca de 0,03 ° C de aquecimento.
Na composição de Crawford, cada nota representa um ano. Notas baixas representam anos relativamente frios, enquanto que notas altas representam aqueles relativamente quentes. À medida que a composição se aproxima do presente, o violoncelo atinge as notas mais altas, refletindo a sequência de anos quentes da década de 1990 e 2000.
O vídeo termina com uma mensagem clara: “Cientistas preveem que o planeta vai aquecer mais 1,8 ° C até o final deste século. Este aquecimento adicional deverá produzir uma série de notas fora do alcance do ouvido humano”.
Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário