terça-feira, 2 de julho de 2013

Foguete russo carregado de satélites explode após decolagem

Um foguete russo Protón que colocaria três satélites em órbita caiu nesta terça-feira (2) a 2,5 quilômetros da base de Baikonur, no Cazaquistão, 16 segundos após seu lançamento, segundo informações da agência russa "Interfax".
Nos primeiros segundos de voo, o foguete desviou sua trajetória e caiu no território da base sem que houvesse vítimas. Segundo especialistas, um dos motores do foguete parou de funcionar, provocando o acidente.
O foguete levava três satélites Glonass-M que seriam colocados em órbita para formar o sistema de posicionamento russo GLONASS, análogo ao GPS que pertence aos Estados Unidos. Assista ao momento da queda aqui.
Segundo estimativas de especialistas espaciais, os prejuízos com a queda podem ser avaliados em cerca de US$ 200 milhões.
O foguete transportava 600 toneladas de heptilo, de amilo e de querosene, segundo Talgat Mussabaiev. Para peritos, a nuvem tóxica pode causar danos à saúde de moradores da região, que foram instruídos a manter suas casas fechadas.
A direção do Centro Khrunitchev, que projeta os foguetes Proton, minimizou os riscos de contaminação. "Chovia no momento da explosão. Isso reduziu consideravelmente a área de poluição. A nuvem de poluição está praticamente dispersa", disse o diretor do centro, Alexandre Seliverstov.
Não é a primeira vez que a Rússia perde três satélites Glonass-M em um lançamento. No dia 5 de dezembro 2010, três equipamentos dessa série caíram no oceano Pacífico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário