terça-feira, 18 de junho de 2013

Por que é importante evitar do uso de energia no horário de pico?

Chegou em casa às 19h e foi direto para o banho? A TV da sala ficou ligada e as luzes acesas? Saiba que você está usando uma energia valiosa, que abastece o chamado “horário de pico” do consumo de energia elétrica.
Esse período varia entre 18h e 21h, quando funcionam, ao mesmo tempo, comércio, fábricas, iluminação pública, iluminação residencial, vários eletrodomésticos e a maior parte dos chuveiros. O consumo, portanto, aumenta muito.
Segundo o Programa Combate ao Desperdício de Energia Elétrica (PROCEL), um quarto de toda energia elétrica do país é gasta em residências. O chuveiro é um dos maiores responsáveis pela alta do preço da conta no fim do mês. Não à toa, é o campeão de consumo nas casas brasileiras e representa até 35% da conta no final do mês.
Onde está o problema?Para atender à crescente demanda do horário de pico, seria necessário construir novas usinas e linhas de transmissão. A construção de novas usinas hidrelétricas significa, claro, custos sociais e ambientais muito elevados.
De acordo com matéria publicada na Folha online há pouco mais de um ano, o Brasil enfrenta falta de hidrelétricas para garantir a oferta de energia no horário de pico, principalmente no verão. Por isso, o país recorre às termoelétricas, que produzem uma energia mais poluente e apresentam um custo maior de operação (como explica uma nota técnica da Aneel).
Por isso, fique atento e sempre que possível evite consumir muita energia nos horários de pico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário