sexta-feira, 28 de junho de 2013

Plástico no mar vira "habitat" para vários tipos de bactérias, diz estudo

Cientistas descobriram uma vasta gama de bactérias e outros micro-organismos se proliferando em pedaços de plástico que poluem os oceanos em vários lugares do mundo, aponta um estudo publicado na revista científica "Environmental Science & Technology" nesta semana.
Comunidades microbióticas estão crescendo no plástico e no lixo espalhados nos mares, que têm se tornado um novo habitat ecológico para bactérias, afirmam os cientistas. Eles batizaram os locais onde há acúmulo de plástico de "platisfera".
Usando técnicas de sequenciamento genético e microscópios eletrônicos, os cientistas encontraram ao menos mil tipos diferentes de bactérias em amostras de plástico, além de muitas espécies de organismos unicelulares e pluricelulares ainda não identificados.
Há algas e bactérias que produzem o próprio alimento; animais microscópicos que se alimentam delas; pequenos predadores e inclusive organismos que produzem relações de simbiose entre si.
Os pesquisadores do Instituto Oceanográfico de Woods Hole, um dos maiores centros de pesquisa independente na área, nos EUA, afirmam estar preocupados com a função e atividade bioquímica que esses micro-organismos estão realizando nos oceanos.
"Queremos saber como eles estão agindo e alterando o ecossistema marinho. Como estão alterando outros micróbios, como afetam organismos maiores?", questionou Linda Amaral Zettler, uma das responsáveis pela pesquisa, ao site da instituição.
"Os organismos habitando os pedaços de plástico são diferentes dos que estão no oceano, indicando que os restos de plástico estão funcionando como 'recifes de micróbios', afirmou a pesquisadora Tracy Mincer, também ao site da universidade.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário