quarta-feira, 5 de junho de 2013

Lago australiano consegue se manter intacto a mudanças do clima

Pesquisadores da Universidade de Adelaide, na Austrália, encontraram um lago na costa de Queensland, no mesmo país, que guarda uma característica especial: conseguiu resistir intacta à colonização humana e às mudanças do clima nos últimos 7 mil anos. O Lago Azul, como é conhecido, é um dos maiores lagos da Ilha North Stradbroke, ao sudeste de Brisbane, e tem sido foco de pesquisa sobre sua capacidade de responder a mudanças no clima.
Os pesquisadores estudaram o nível do lago, a qualidade da água e as comparações de fotos históricas ao longo dos últimos 117 anos, assim como pólen fossilizado e algas para entender melhor a sua história ao longo dos últimos 7.500 anos.
Os resultados, publicados na versão online da revista “Freshwater Biology”, mostram que o Lago Azul se manteve relativamente estável e resiliente por milênios.
- O Lago Azul é um daqueles belos lagos raros na Austrália. É incomum porque é mais de dez metros de profundidade, mas é tão transparente que você pode ver o fundo - diz o líder da pesquisa, Cameron Barr. - Não percebemos o quão único e incomum é este lago até que começamos a olhar para uma ampla gama de indicadores ambientais.
O estudo sugere que a crescente exploração dos recursos hídricos do lago é uma ameaça óbvia para a estabilidade do local e, segundo os cientistas, dará argumentos para se reconsiderar os métodos de preservação da bacia hidrográfica da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário