quarta-feira, 26 de junho de 2013

Foto espacial do Alasca pode indicar efeitos das mudanças climáticas?

Desde o dia 17 de Junho, o estado americano do Alasca está apresentando temperaturas mais altas do que sua média - aliás, mais altas do que as da Flórida, alcançando a marca histórica de 36 graus Celsius.
Sem mencionar possíveis efeitos das mudanças climáticas, a Nasa divulgou a foto acima, que retrata o estado de forma mais 'verde' do que o normal - normalmente, ele é coberto por nuvens. A descrição da foto diz que o mesmo pico de pressão que limpou os céus do Alasca também trouxe temperaturas mais quentes para áreas acostumadas com dias frios em Junho. As altas temperaturas também teriam ajudado a espalhar incêncios florestais e apressaram o degelo do mar em Chukchi.
De acordo com o astrônomo Phil Plait, autor do blog "Bad Astronomy", esses são sinais, 'como se precisássemos de mais sinais, de que o clima está mudando'. Segundo Plait, o curioso é que nenhum meteorologista conseguiu prever o fenômeno - segundo ele, isso se deve ao fato de que o aquecimento global é subestimado pelos modelos de previsão do tempo. Afinal, em uma média global, 2012 foi um dos anos mais quentes da história. O primeiro lugar fica com 2010.
Meteorologistas prevêem que as temperaturas irão continuar altas durante as próximas semanas, apesar de dificilmente alcançarem os recordes apresentados durante os últimos dias.
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário