sexta-feira, 7 de junho de 2013

A Antártica sem sua camada de gelo

Em parceria com a Nasa, a organização British Antartic Survey removeu digitalmente a camada de gelo que cobre a Antártica. O resultado é o mapa Bedmap2, que mostra as rochas que sustentam o continente.
Para produzir o mapa, foram usados dados coletados durante anos de pesquisa da organização britânica, além de medições fietas pelo satélite ICESat (sigla para Ice, Cloud, and Land Elevation Satellite - Satélite de Gelo, Nuvens e Elevações Terrestres, em tradução livre), atualmente aposentado.
O Bedmap2, como seu nome sugere, não é o primeiro projeto do tipo. O primeiro Bedmap foi feito há cerca de 10 anos, em resolução e detalhamento menores. No link, abaixo, é possível comparar as duas versões.
A ideia é que, visualizando a terra por baixo do gelo, pesquisadores possam ter uma noção de como o Pólo Sul irá reagir às mudanças climáticas, provendo informações sobre a topografia e sobre a espessura do gelo. O gelo antártico não é estático, logo ele flui constantemente para o mar. Com informações sobre o relevo será possível entender melhor esse fluxo e prever mudanças em um futuro próximo.
Galileu.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário