terça-feira, 9 de abril de 2013

Marinha americana cria protótipo de arma laser

A Marinha dos EUA vai se lançar pela primeira vez ao mar com um canhão laser que testes mostraram ser capaz de inutilizar barcos patrulha e cegar ou destruir aeronaves não tripuladas de reconhecimento. Um protótipo da arma laser será instalado em um navio de transporte anfíbio convertido em base de atracamento no Golfo Pérsico, onde barcos rápidos de ataque iranianos têm perturbado a frota americana o governo de Teerã está construindo aviões de controle remoto que carregam equipamentos de observação e, eventualmente, foguetes.
O canhão laser não estará operacional antes do ano que vem, mas o anúncio feito pelo almirante Jonathan W. Greenert, chefe de Operações Navais da Marinha dos EUA, esta semana pareceu um alerta ao Irã para que não incremente suas atividades no golfo nos próximos meses se a tensão aumentar por causa das sanções e o impasse nas negociações sobre o programa nuclear iraniano. A Marinha americana divulgou vídeos e fotos do laser queimando através de uma aeronave não tripulada em um teste de fogo.
O canhão laser foi desenhado para desempenhar uma escala gradual de missões, desde perfurar barcos rápidos de ataque ou aviões de controle remoto a produzir flashes não letais que confundem os sensores do inimigo e os inutilizam sem causar danos físicos. O Pentágono tem uma longa história de inflacionar grosseiramente a eficiência de suas armas experimentais, mas um estudo suprapartidário do Congresso dos EUA afirma que a arma oferece à Marinha uma oportunidade histórica.
Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário