segunda-feira, 22 de abril de 2013

Judeus do gueto de Varsóvia esconderam relatos sobre a perseguição nazista em latas de leite



O cenário era o pior possível: distribuídos em uma área mínima viviam quase 400 mil judeus, que antes habitavam a capital polonesa e regiões próximas. Era o gueto de Varsóvia.
Criado pelos nazistas em 1940, o maior gueto da Europa foi a moradia de judeus no período da perseguição nazista. Muitos foram assassinados no campo de extermínio de Treblinka. Para você ter uma ideia, em maio de 1943, calcula-se que três quartos dos habitantes originais do gueto de Varsóvia haviam morrido nas mãos dos nazistas ou por causa dos maus tratos.
Um dos habitantes do gueto era o historiador judeu Emanuel Ringelblum. Ele criou o grupo Oyneg Shabat (em tradução livre, a alegria do dia de descanso), com a intenção de narrar o dia-a-dia do campo. O grupo era composto por cientistas, escritores, desenhistas e rabinos, que contavam (a partir da vivência individual e de sugestões traduzidas por colegas) como era a rotina em uma sociedade reclusa. A intenção de Ringelblum e seus companheiros era escrever um livro quando a guerra terminasse.
O enredo provou-se pior do que o de muitos dramas. Com o passar do tempo, aumentavam as deportações para os campos de concentração, bem como o número de mortes por causa da fome. A expectativa de sair dali com vida se tornava menor a cada dia.
Para garantir que a história dos judeus no gueto sobrevivesse e não chegasse às mãos dos nazistas, os integrantes do Oyneg Shabat encontraram uma solução inusitada: esconderam toda a documentação dentro de 3 latas de leite e dez caixas de metal, como esta:
 
 
Porém, essa história não teve final feliz. Todos os membros do grupo foram assassinados ainda no gueto. Exceto Emanuel Ringelblum. Ele conseguiu escapar dos nazistas junto com a família e ficou dois anos escondido. Mas não adiantou. A Gestapo, a polícia nazista, descobriu o esconderijo do historiador, executou suaa família e aqueles que haviam lhes dado abrigo.
Duas latas de leite e dez caixas metálicas com os relatos do grupo de Ringelblum foram encontradas enterradas pelo gueto. A terceira nunca foi achada.
Superinteressante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário