segunda-feira, 4 de março de 2013

Vulcões mascararam parte do aquecimento global da década passada

Ao contrário do que previam cientistas, a temperatura média da Terra não aumentou tanto, entre 2000 e 2010, apesar das crescentes emissões de gases do efeito estufa. Uma equipe da Universidade de Colorado, nos Estados Unidos, concluiu que a previsão errou tão somente por causa da atividade vulcânica no planeta nesta década. Com o lançamento de milhões de toneladas de dióxido de enxofre na atmosfera, parte deste material refletiu para o espaço uma fração dos raios solares que chegaram ao planeta, o que compensou em parte a retenção de calor causada pelo efeito estufa.
Ryan Neely, líder da pesquisa, disse que os aerossóis vulcânicos que chegaram a estratosfera desde 2000 contrabalançaram 25% do aquecimento que seria gerado por gases do efeito estufa emitidos pela atividade humana.
- Este novo estudo indica que foram as emissões vulcânicas pequenas e moderadas que retardaram o aquecimento do planeta - disse Neely, pesquisador do Instituto Cooperativo para a Pesquisa em Ciências Ambientais, uma joint venture da Universidade de Colorado e da National Oceanic and Atmospheric Administration, dos Estados Unidos.
Um artigo sobre o assunto foi publicado página da internet da revista “Geophysical Research Letters“. O trabalho teve parceria com cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), da Nasa e outras duas instituições americanas.
O novo projeto foi desenvolvido em parte para resolver resultados conflitantes de dois estudos recentes sobre as origens do dióxido de enxofre na estratosfera, incluindo um estudo de 2009, indicando que os aumentos de aerossóis na estratosfera podem ter vindo do crescimento das emissões de dióxido de enxofre da Índia e da China. Por outro lado, um estudo de 2011 mostrava que erupções vulcânicas moderadas desempenharam um papel no aumento de partículas na estratosfera, segundo Neely .
O novo estudo baseia-se medições a longo prazo de alterações de "profundidade ótica", da camada estratosférica de aerossóis, o que nada mais é que uma medida sobre o quanto transparente está a estratosfera. Desde 2000, a profundidade óptica de aerossóis na camada estratosférica aumentou entre 4% a 7% por cento, o que significa que a camada ficou um pouco mais opaca do que em anos anteriores.
- A maior implicação do estudo é que os cientistas precisam prestar mais atenção a pequenas e moderadas erupções vulcânicas ao tentar compreender as mudanças no clima da Terra - disse Brian Toon do Departamento de Ciências Atmosféricas e Oceânica da universidade e um dos coautores do estudo. - Mas, no geral, essas erupções não  combatem o efeito estufa. Emissões de gases vulcânicos podem variar para cima ou para baixo, ajudando a refrigerar ou aquecer o planeta, enquanto as emissões de gases de efeito estufa provenientes da atividade humana não param de subir.
Enquanto pequenos vulcões moderados mascarar alguns efeitos do aquecimento causado pelo homem no planeta, maiores vulcões podem ter um efeito muito maior, disse Toon. Quando o Monte Pinatubo, nas Filipinas, entrou em erupção, em 1991, foram emitidos milhões de toneladas de dióxido de enxofre na atmosfera, o que refrigerou ligeiramente o planeta nos anos seguintes.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário