sábado, 30 de março de 2013

terremoto de 2011 em Oklahoma, EUA, pode ter sido causado pelo homem

O estado de Oklahoma sofreu um terremoto incomum em novembro de 2011. O tremor teve seu epicentro na cidade de Prague e alcançou 5,7 graus de magnitude. Duas pessoas ficaram feridas, 14 casas foram danificadas e abalo se espalhou por centenas de quilômetros, sendo sentido em 14 estados. Um estudo publicado este mês na revista Geology sugere que a causa do terremoto foram atividades de extração de petróleo e gás.
        A pesquisa foi conduzida por cientistas da Universidade de Oklahoma, da Universidade de Columbia e do Serviço Geológico dos EUA. Eles observaram uma relação direta na perfuração de poços e na injeção de água por pressão para fazer a extração do óleo e do gás, o que foi praticado por cerca de 18 anos até o terremoto principal, que foi precedido por pequenos eventos sísmicos. Segundo o co-autor do estudo, professor Geoffrey Abers, "O risco de seres humanos induzirem grandes terremotos por atividades extratoras parece ser maior do que se imaginava".
A equipe passou mais de dois anos coletando evidências para chegar a essa conclusão. Uma das principais indicações para a relação foram os pequenos tremores que precederam o maior e que aconteceram exatamente na região de antigos poços de petróleo. Apesar disso, autoridades estaduais continuam a afirmar que o terremoto foi causado por causas naturais. "Há poucos lugares no estado de Oklahoma em que um terremoto não aconteça próximo a um poço", disse o sismólogo Austin Holland, que trabalha para o Serviço Geológico do estado.
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário