quinta-feira, 7 de março de 2013

Radar revela canais subterrâneos profundos em Marte

A superfície de Marte tem uma série de canais, que seriam uma prova de episódios de megainundações há milhões de anos, revelou um estudo nesta quinta-feira (7)
Os cientistas encontraram a primeira prova de canais subterrâneos, aparentemente causados por inundações -- uma descoberta que deverá esclarecer o papel da água na história geológica do planeta.
Usando um radar a bordo da sonda Mars Reconnaissance, a equipe criou mapas 3D da região equatorial conhecida como Elysium Planitia e dos canais que correm por baixo destas planícies.             
A pesquisa, publicada na edição desta semana do periódico científico Science, oferece uma nova perspectiva do subterrâneo marciano e investiga as evidências de inundações em uma época em que se imaginava que Marte era frio e seco como um deserto. Os canais continuam escondidos porque atividade vulcânica encheu a região de lava há milhões de anos.
Canais secos na superfície marciana foram vistos pela primeira vez pela sonda Mariber 9 em 1971. Observações posteriores da Viking sugeriram que os canais foram esculpidos por água, e missões a Marte desde então têm usado equipamentos sofisticados para conseguir imagens destes canais.
As imagens 3D do estudo desta semana já mudaram alguns conceitos dos cientistas: os canais são mais profundos do que o esperado, um sinal que as inundações foram maiores do que se imaginava.
O líder da pesquisa Gareth Morgan, do Insituto Smithsonian, diz que a origem destas inundações deve ter sido um reservatório profundo de água, e provavelmente elas foram causadas por uma erupção vulcânica.
O especialistas em Marte John Mustard, da Universidade Brown e que não esteve envolvido na pesquisa, disse que o novoestudo era significativo. "Mostra uma nova dimensão da evolução marciana," afirmou.
IGCiência
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário