sexta-feira, 29 de março de 2013

Nave Soyuz se acopla à ISS em tempo recorde


A nave russa Soyuz TMA-08M, que decolou na noite nesta quinta-feira com três tripulantes a bordo, se acoplou na madrugada desta sexta com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), informou o Centro de Controle de Voos Espaciais da Rússia.
Pela primeira vez na história dos acoplamentos de naves tripuladas russas à ISS, a manobra aconteceu de acordo com o chamado "esquema rápido", seis horas depois do lançamento da Soyuz a partir da base de Baikonur. Até agora, a viagem até a estação espacial tinha duração de dois dias.
"O acoplamento aconteceu em regime automático e na hora prevista", disse um porta-voz da Roscosmos, a agência espacial russa, citado pela agência oficial RIA Novosti. A nave levou à plataforma orbital os cosmonautas russos Pavel Vinogradov e Aleksandr Misurkin e o astronauta americano Christopher Cassidy. Os recém-chegados serão recebidos pelos atuais tripulantes da ISS: o canadense Chris Hadfield, o russo Roman Romanenko e o americano Tom Marshburn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário