terça-feira, 12 de março de 2013

Nasa fará sobrevoo na América Latina para prevenir riscos naturais

A Nasa organiza um sobrevoo em várias regiões do Equador a fim de estudar as mudanças ocorridas na crosta terrestre e avaliar os riscos naturais, no âmbito de uma missão organizada em toda a América Latina, anunciou esta terça-feira, em um comunicado, a embaixada americana em Quito.
Os cientistas da agência espacial americana armazenaram os dados fornecidos por um aparelho equipado com "um sistema de radar especial", que percorrerá entre 9 e 31 de março o espaço aéreo equatoriano, do arquipélago de Galápagos, a 1 mil quilômetros da costa do Pacífico, até a Amazônia.
A missão, realizada com a autorização do governo equatoriano, permitirá fazer "mapas da superfície de regiões florestais, bem como de formações geológicas", a fim de detectar as mudanças ocorridas na crosta terrestre.
Este estudo visa, sobretudo, a avaliar e prevenir os "riscos naturais em potencial provocados pelos vulcões, os deslizamentos de terra e as falhas sísmicas" nesta região andina, situada no "Cinturão de fogo do Pacífico", uma área que concentra cerca de 85% da atividade sísmica terrestre.
A missão da Nasa se estenderá até 3 de abril na América Central (Honduras, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua), bem como em Colômbia, Peru, Chile, Argentina e Bolívia.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário