domingo, 3 de março de 2013

Cápsula Dragon chega à Estação Espacial

A cápsula Dragon, da empresa SpaceX, se acoplou à Estação Espacial neste domingo (3), um dia após o previsto, por causa de problemas nos propulsores durante seu lançamento, na sexta-feira.
A SpaceX, fundada pelo criador do Paypal Elon Musk, precisou lidar com uma válvula presa que impediu o funcionamento dos propulsores. Os controladores de voo precisaram de várias horas para retomar o controle da nave e salvar a missão.
Mas no fim, a Dragon conseguiu se aproximar da ISS com sua carga de uma tonelada, e tudo aconteceu de acordo com o programado.
A cápsula trouxe à estação sementes usadas em pesquisas científicas, células-tronoc de ratos, comida, roupas, sacos de lixo, equipamentos diversos, baterias e um mimo: frutas frescas. Ela deverá permanecer acoplada à ISS por quase todo o mês antes de voltar à Terra com amostras de experimentos, embalagens de comida e equipamentos obsoletos.
O contrato da SpaceX com a Nasa é de US$ 1,6 bilhão (cerca de 3,2 bilhões de reais) para 12 viagens à ISS; esta foi a segunda, a primeira em que foram detectados problemas. A empresa prometeu uma investigação rigorosa para descobrir a origem do bloqueio aos propulsores, porque se eles não fossem ativados, toda a missão teria sido perdida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário