sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Trabalhe menos e salve a Terra

De acordo com o Centro de Pesquisas Econômicas e Políticas de Washington, cortar 0,5% do tempo anual em que ficamos no escritório poderia diminuir de 8% a 22% os fatores que geram as mudanças climáticas. E se disséssemos que, de acordo com nossos cálculos, 0,5% de seu tempo anual de trabalho equivalem a 12 dias com uma jornada de 8 horas? Parece mais simples, não? Mas seu chefe permitiria essas férias extras? E se esses dias fossem descontados do seu salário, você toparia tirar essas folgas?
Para o economista David Rosnick, que participou da pesquisa, países em desenvolvimento devem escolher entre aumentar ainda mais sua produtividade ou aproveitar os ganhos econômicos para trabalhar menos. "É uma equação simples, se trabalhamos menos, geramos menos emissões de carbono". Lógico, é mais fácil falar do que fazer e os autores do estudo levam esse fator em consideração. "Para trabalhar menos, os trabalhadores precisariam reduzir seus padrões de vida e isso não é o ideal".
Mas, ainda segundo a pesquisa, isso pode ser resolvido caso a distribuição da renda gerada pela maior produtividade se torne mais igualitária. Novamente, encontra-se um impasse, resolvido apenas por uma mudança no sistema econômico.
Galileu.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário