sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Projeto Kepler: descoberta do Koi172

A descoberta do Koi172.
NÃO ESTAMOS SÓS NO UNIVERSO: NUNCA ESTIVEMOS TÃO PERTO DESTA CERTEZA.
A Nasa acaba de anunciar o KOI172. Nunca em toda a história humana conhecida, nunca desde que o homem iniciou sua aventura de prospecção do Universo chegamos tão perto desta certeza: não estamos sós. As imagens que aí vemos são representações de como é o KOI-172, um planeta ultrassemelhante à Terra, recém-descoberto. KOI é uma sigla: Kepler Object of Interest, ou seja, um Objeto de Interesse Kepler. Quer dizer: é parecidíssimo com a Terra. O Projeto Kepler é um projeto da Nasa. Na verdade, trata-se de um supertelescópio que navega no espaço desde 2009, perfazendo a órbita completa do Sol a cada 371 dias, carregando 42 câmeras dotadas de superultrassensores que monitoram o brilho de mais de 150 mil estrelas e seus respectivos planetas. O objetivo é localizar planetas que reproduzam condições atmosféricas e ambientais semelhantes ao nosso. O Projeto Kepler é isso: está em busca de outros planetas que possam abrigar a vida complexa, tal como aqui a conhecemos. Vejam só: o KOI172 está a 112 milhões de km do seu sol. A Terra, por sua vez, está a 149 milhões de km do seu astro-rei. A estrela que aquece o KOI172, no entanto, é menor do que o nosso Sol. Os cientistas da Nasa calculam que a temperatura no KOI172 seja, portanto, inteiramente propícia ao pleno desenvolvimento da vida. É absolutamente possível que exista água neste planeta. E se tem água, tem vida.
 
A descoberta do Koi172.
NÃO ESTAMOS SÓS NO UNIVERSO: NUNCA ESTIVEMOS TÃO PERTO DESTA CERTEZA. 
A Nasa acaba de anunciar o KOI172. Nunca em toda a história humana conhecida, nunca desde que o homem iniciou sua aventura de prospecção do Universo chegamos tão perto desta certeza: não estamos sós. As imagens que aí vemos são representações de como é o KOI-172, um planeta ultrassemelhante à Terra, recém-descoberto. KOI é uma sigla: Kepler Object of Interest, ou seja, um Objeto de Interesse Kepler. Quer dizer: é parecidíssimo com a Terra. O Projeto Kepler é um projeto da Nasa. Na verdade, trata-se de um supertelescópio que navega no espaço desde 2009, perfazendo a órbita completa do Sol a cada 371 dias, carregando 42 câmeras dotadas de superultrassensores que monitoram o brilho de mais de 150 mil estrelas e seus respectivos planetas. O objetivo é localizar planetas que reproduzam condições atmosféricas e ambientais semelhantes ao nosso. O Projeto Kepler é isso: está em busca de outros planetas que possam abrigar a vida complexa, tal como aqui a conhecemos. Vejam só: o KOI172 está a 112 milhões de km do seu sol. A Terra, por sua vez, está a 149  milhões de km do seu astro-rei. A estrela que aquece o KOI172, no entanto, é menor do que o nosso Sol. Os cientistas da Nasa calculam que a temperatura no KOI172 seja, portanto, inteiramente propícia ao pleno desenvolvimento da vida. É absolutamente possível que exista água neste planeta. E se tem água, tem vida.

     
 
     
 

     

Um comentário:

  1. numca estivemos .eu senple acreditei em outros seres vivos na outra galaxia ou ate mesmo em outros plenetas visos da gente ....eu acredito muito nisso e nao vai ser um presidente que vai muda isso esconde algo tam mesterioso da gente.

    ResponderExcluir