quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

O mundo não vai acabar : esse é o recado dos maias em murais de 1200 anos atrás

 
À primeira vista, é apenas um monte de terra e pedras, coberto de árvores e vegetação, no meio da floresta na Guatemala. Ele está próximo tanto do sítio arqueológico de Xultún, que remonta ao período clássico dos maias, como de outro local que venho estudando há uma década. Em algum momento no passado, saqueadores abriram um buraco no outeiro, tentando achar uma sepultura. Mas, quando um de meus alunos topou com um muro erodido com resquícios de pintura, fiquei curioso. Escavei o outro lado do muro e descobri o lindo retrato de um rei, com todas as suas cores. Foi tão surpreendente que não pude conter o riso. Afinal, qual é a chance de um achado assim? Com efeito, são bem raras as descobertas de antigos murais maias. Tive muita sorte ao longo dos anos. Adoraria que isso fosse o resultado de alguma habilidade minha, mas foi pura sorte.
E, ao escavarmos a câmara de 1,8 metro de largura no morro, encontramos, além do rei, pinturas retratando várias figuras. Uma delas é identificada nos glifos como sendo o Irmão Menor Obsidiana. Ele está empunhando um estilo, e há toda uma parede recoberta de cálculos matemáticos. Meu palpite é que foi um local de trabalho ou de ensino para escribas, artistas e estudiosos, o que nos permite um raro vislumbre dos processos mentais dos maias. Ali elaboravam coisas que depois seriam disseminadas entre a população.
 
 
Quando analisamos quatro colunas de números, notamos que eram cálculos baseados no calendário e na astronomia maias e que avançavam 2,5 milhões de dias – ou 7 mil anos – no futuro. Esses cálculos foram feitos em 813 ou 814, 75 anos antes do fim de Xultún. Muitas das planícies maias já haviam sido abandonadas. O colapso de sua civilização estava em curso. As rotas mercantis e os centros de comunicação estavam todos transtornados. Em Xultún, a vida continuava como antes, mas já se notava a angústia. Ali, estavam empenhados em vincular os eventos da vida do soberano aos grandes ciclos cósmicos. Eles queriam mostrar que o rei ficaria bem.
É importante lembrar que os antigos maias esperavam que o mundo continuasse a existir. Isso é o que queriam provar. Não fizeram nenhuma previsão a respeito do fim do mundo. Para eles, havia ciclos e, portanto, novos começos – jamais términos absolutos. Eis a valiosa explicação dessa câmara. Os números nas paredes são cálculos do momento em que os mesmos eventos cósmicos voltariam a ocorrer no futuro – uma garantia de que nada iria mudar. Nós é que nos preocupamos com o fim das coisas, em um modo de pensar muito diferente.
National Geographic

Nenhum comentário:

Postar um comentário